A primeira realiza-se já amanhã, a partir das 8h30, no Mercado Municipal, onde serão partilhadas dicas a comerciantes e clientes para um consumo mais consciente e que respeite os princípios que norteiam esta ação europeia.

O “Mercado + sustentável” tem como principais objetivos sublinhar o envolvimento da Póvoa de Varzim nas boas práticas ambientais e alertar os cidadãos para a necessidade de reduzir a quantidade de resíduos que todos produzimos. Em média, cada cidadão europeu utiliza 500 sacos de plástico por ano e a maioria é utilizado uma única vez terminando no lixo após algumas horas de utilização.

Recorde-se, que o Mercado Municipal da Póvoa de Varzim foi distinguido pela Lipor com o Certificado Coração Verde, pela aquisição e demonstração de práticas ambientais estruturadas que promovem a sustentabilidade da instituição e do meio envolvente. Esta certificação é fruto do trabalho de sustentabilidade ambiental que a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim tem vindo a desenvolver, ao longo dos últimos anos, nomeadamente ao nível da separação dos resíduos.