A apresentação foi feita pelo Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, contando ainda com a participação de Macedo Vieira, Ex-Presidente da Câmara, e do jornalista Pedro Azevedo.

O Presidente definiu António Pereira como uma “memória viva” da Póvoa dos últimos 50 anos, destacando o seu papel ímpar de “animador cultural, animador desportivo, promotor de atividades recreativas e sociais”: “Quem, como ele, promoveu, muito jovem, convívios juvenis? Quem, como ele, tão cedo se iniciou no teatro amador, que ficou paixão para a vida? Quem, como ele, andou pelo Rancho Poveiro, onde também andava a Antonieta, de onde saiu quando casaram, mas de onde trouxe, para a vida, a paixão pela dança que o levou a criar as Tricanas Poveiras?

Quem, como ele, foi atleta do CDP, e depois dirigente, e aí começou a promover eventos desportivos e culturais de todo o género, nunca mais parando? (Além dos que tinham como enquadramento institucional o Desportivo – e lembro a Festa do Desporto, os torneios de futebol de salão, a 1ª grande prova de atletismo de S. Pedro, as festas de fim de ano, de Carnaval e de aniversário do Clube – muitas outras, como os Jogos Sem Barreiras e os Jogos Sem Fronteiras que tiveram cobertura televisiva).

Quem, como ele, fundou, ou teve ligação muito estreita a clubes como As Poveiras, Os Amigos, O Somos 7, o Leões da Lapa, o Regufe, a Matriz, o Cidral, a Juvenorte, o Académico de Belém? Quem, como ele, se ligou à organização do Carnaval na Póvoa, na década de 80, ou às revistas poveiras que assinou ao longo de décadas?

Quem, como ele, esteve, desde a origem, na direção dessa grande realização poveira que é o Campeonato de Futebol Inter-Freguesias (nascido em 1983), que foi copiado na região e veio a dar origem, pela mão do António Pereira, à Federação de Futebol Popular do norte, com sede na nossa cidade?”

O edil revelou “que não houve aspeto nenhum da nossa vida Comunitária, ao longo deste meio século, que não contasse, em períodos mais ou menos longos, com a colaboração, e em geral com a própria iniciativa fundadora, do António Pereira”.

Para o Presidente, “António Pereira, que todos ligamos ao movimento associativo, é, em boa verdade, um cidadão de vida cheia, um homem de toda a Póvoa e da Póvoa toda. É, como disse, uma “memória viva”. E fez-nos o favor de partilhar connosco as suas memórias, permitindo-nos que, através dele, evoquemos e revivamos episódios da nossa vida, ou da vida da nossa comunidade”.

A sessão contou com um momento musical, dirigido por Abel Carriço.