Foram cerca de 20 os compositores lusófonos que participaram neste concurso destinado a premiar obras inéditas em duas modalidades: Música para Orquestra e Música de Câmara. O júri, constituído por Carlos Azevedo (Presidente), Pedro Burmester, Dimitris Andrikopoulos e João Madureira irá reunir-se quarta-feira, 22, para seleccionar duas obras em cada uma destas modalidades. A composição vencedora na categoria Música para Orquestra será distinguida com um prémio monetário de quatro mil euros; quanto à vencedora para Música de Câmara, o prémio tem um valor de dois mil e quinhentos euros.

As obras vencedoras serão incluídas no programa da próxima edição do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, que irá realizar-se entre 10 e 31 de Julho e onde serão, pela primeira vez, interpretadas em público.