Na reunião começou por se proceder à apresentação do novo sistema de acesso à informação desta rede. No portal da Câmara Municipal estão disponíveis todas as informações úteis sobre a “nova” Rede Social. O que é a Rede Social, com os seus objectivos, enquadramento legal, metodologia e princípios de acção, O Conselho Local de Acção Social da Póvoa de Varzim (CLASPV), onde pode consultar o regulamento interno deste conselho, Indicadores do Concelhocom a caracterização socioeconómica e demográfica, educação, habitação e equipamentos e indicadores na área da saúde, Documentos Produzidos no CLASPV onde tem acesso ao Diagnóstico Social, Plano de Desenvolvimento Social e Planos de Acção do concelho, e Candidaturas a projectos de fundo nacional ou comunitário, onde é possível consultar o Programa Operacional de Emprego, Formação e Desenvolvimento Social.

Esta é a forma da autarquia tornar acessível todas as informações desta “nova” Rede Social e possibilitar a criação de fluxos de informação e comunicação entre todas as entidades do concelho e a população em geral, unindo, em torno das questões sociais, as novas tecnologias.

As cinco instituições apresentaram as suas candidaturas ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES) ao Plenário do CLAS para apreciação e emissão de parecer. A Santa Casa da Misericórdia, por exemplo, pretende aumentar a capacidade de resposta da sua valência de Lar de Idosos, aumentando a qualidade de vida dos seus utentes e minorando as suas limitações.

O Instituto Maria da Paz Varzim entende que necessita dar resposta às crianças dos 4 meses aos 3 anos de idade oriundas de famílias com graves problemas sociais, estimulando a capacidade de cada uma delas e contribuindo para o seu desenvolvimento. Esta instituição pretende, ainda, criar uma “Escola de Pais”, de modo a trabalhar com estas famílias, comprometendo-as na formação das crianças.

O Centro Social Bonitos de Amorim, “A Beneficente” e o Centro Social e Paroquial de Navais também apresentaram publicamente os objectivos das suas candidaturas ao programa PARES.

O Núcleo Executivo da Rede Social emitiu parecer favorável às 5 candidaturas apresentadas e o Plenário aprovou esse parecer por unanimidade.

Nesta sessão foram ainda apresentados e aprovados, o Regulamento Interno, o Plano de Acção para 2007 e o novo Núcleo Executivo do Conselho Local de Acção Social.