O Salão Nobre dos Paços do Concelho recebeu a sessão de entrega de voto de louvor ao Arcebispo Primaz Emérito de Braga, D. Jorge Ortiga, proposto pelo Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e aprovado por unanimidade pelo Executivo Municipal no passado mês de fevereiro.
Aires Pereira ressaltou que “é a alma que verdadeiramente nos distingue como comunidade” e que nos permite ser “uma comunidade feliz” e grata a D. Jorge Ortiga pelo espírito de colaboração e postura agregadora “em benefício das nossas pessoas” que tem mantido com as paróquias do concelho, ao longo dos últimos 22 anos.
O Presidente da Câmara decidiu ainda, em nome da população da Póvoa de Varzim, agraciar o Arcebispo Emérito D. Jorge Ortiga com um exemplar de “O Poveiro”, aproveitando para, nas palavras de Santos Graça, descrever o homenageado como um verdadeiro “poveiro desprendido e altruísta, irmão e amigo de todos, mesmo daqueles que desconhece”.
O Arcebispo Primaz Emérito de Braga reconheceu que, apesar de não gostar de homenagens, aceita-as “com humildade, e acima de tudo, com um agradecimento de alma e coração”. No seu discurso, D. Jorge Ortiga não esqueceu o trabalho feito na Póvoa de Varzim, “uma região onde efetivamente se nota a unidade entre o civil e o religioso, uma unidade que se enrique na aceitação da diferença”, tendo concluído com uma importante reflexão: “enquanto conseguirmos caminhar de olhos fixos no bem comum, estamos a trabalhar pelo povo, que é a razão de ser da Igreja, da paróquia, das autarquias. É o povo que nós servimos, como este povo bom da Póvoa de Varzim”.