A versão atual deste projeto encontra-se em fase de discussão e será votada na próxima reunião de Câmara, dia 22 de fevereiro, com o objetivo de implementar o Programa de Apoio à Renda já no mês de março.

Foi apresentada ao Executivo a proposta final do Plano de Pormenor da Zona E54, que esteve em discussão pública até ao final do ano transato e que será agora tornada pública na próxima quinta-feira, às 21h00,  em transmissão online em direto no canal de youtube do Município da Póvoa de Varzim (aqui).

O Executivo Municipal aprovou, ainda, a atribuição de apoios financeiros à Beneficente, para assegurar o funcionamento da cantina social, e ao Instituto Maria da Paz Varzim, para garantir a receção e armazenamento dos bens doados e o desenvolvimento do projeto eduk’ARTE, que visa potenciar a inclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis, com especial incidência nos Agrupamentos Habitacionais contíguos ao Agrupamento de Escolas Cego do Maio.

Durante a reunião, foi aprovada a continuidade do apoio por parte da autarquia ao Projeto Âncora XXI, desenvolvido pela Arrimo – Organização Cooperativa Para o Desenvolvimento Social e Comunitário, com o objetivo de contribuir para a melhoria das condições socio sanitárias de cidadãos toxicodependentes no concelho. Também a Fundação Centro Social de Bem-Estar de S. Pedro de Rates vai receber uma verba de apoio relativa ao processo de legalização de obras de ampliação destinado a equipamento de apoio à infância.

Por fim, o Presidente da Câmara apresentou um voto de louvor a D. Jorge Ortiga pelo espírito de colaboração que manteve ao longo dos últimos 22 anos com a Póvoa de Varzim enquanto Arcebispo Primaz da Arquidiocese de Braga – “como símbolo maior (mas não único) dessa cooperação, o projeto, absolutamente convergente, para a edificação do Santuário da Beata Alexandrina, em Balasar, bem como das necessárias estruturas de apoio, designadamente em matéria de acessibilidade” – e a proposta de atribuição de designações toponímicas (José Manuel Gomes de Faria e Manuel Moreira Giesteira) a dois novos arruamentos em Laúndos, como justas homenagens a dois beneméritos lanutenses que contribuíram para o desenvolvimento da freguesia.