Assim sendo, o documento a ser divulgado no mês de Fevereiro é o Cartaz relativo ao 5º Cortejo Carnavalesco da Póvoa de Varzim (17 de Fevereiro de 1985).

A escolha deste documento deve-se ao facto de Fevereiro ser, por excelência, um mês de manifestações alegóricas, de fantasia, de folguedo, de diversão, de libertação. Festa popular, de origem incerta, o Carnaval é, sem dúvida, vivido intensamente um pouco por todo o Mundo.

O Carnaval tem vivências semelhantes desde sempre, o paralelismo entre o sério e o culto do cómico, a representação da vida quotidiana em forma de sátira ou gozo, marcam os festejos carnavalescos desde sempre.

Daí que não podia deixar de se fazer uma pequena referência a esta manifestação tão antiga, para tal o documento escolhido para este mês é um cartaz publicitário com programa, relativo ao 5º Cortejo Carnavalesco da Póvoa de Varzim do ano de 85, datado de 17 de Fevereiro, que tão bem demonstra o cuidado camarário na elaboração da programação para este festejo.

Esta partilha de conhecimento virtual tem subjacente a preocupação primordial de dar a conhecer ao público em geral algumas das preciosidades que o Arquivo Municipal conserva. O critério de escolha será sempre rigoroso e assente nos mais diversos temas e tipologias documentais, relacionado ou não com datas concretas ou acontecimentos passados, de modo a difundir os seus fundos documentais e torná-los veículos de cultura.

Cada mês, um documento no portal municipal e na sua caixa de correio electrónico.