A primeira iniciativa do programa foi a mesa redonda “Beiriz. Património arqueológico e artístico”, que se realizou na passada sexta-feira, com Deolinda Carneiro, diretora do Museu Municipal, José Flores Gomes, arqueólogo municipal, e José da Costa Reis, conservador do Museu Nacional de Soares dos Reis, respetivamente. Os palestrantes abordaram as obras de arte sacra do edifício e a exposição que a Igreja teve na década de 1870 na imprensa local, com moderação do Vice-Presidente da Câmara Municipal.

O Presidente da Câmara Municipal fez, também, questão de marcar presença neste arranque de comemorações dos 150 anos da Igreja de Beiriz, lembrando a união da comunidade poveira quando, em 2008, um relâmpago atingiu a torre mais antiga do templo, construído em 1872. Graças à união da comunidade que se multiplicou em angariações de fundos foi possível, em 2014, inaugurar a Igreja