No passado sábado os festejos chegaram ao fim com um jantar na sede que reuniu, além dos associados, dirigentes dos Bairros “rivais”, facto que deixou o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, extremamente satisfeito. “Acreditem que não há momento mais feliz para um Presidente de Câmara do que vir a um jantar de aniversário de uma associação e ver aqui sentados os presidentes e representantes das outras associações. Nem sempre foi assim mas este é o caminho certo. A rivalidade faz parte do S. Pedro – é algo que contribui para que seja uma festa única – mas o S. Pedro dura apenas uma ou duas semanas. Quando a festa acaba todas as associações devem trabalhar em conjunto em prol do concelho e do seu desenvolvimento”.

Aires Pereira sublinhou que sem o envolvimento das associações nunca o S. Pedro seria a grande comemoração que é: “através do empenho ao longo dos anos há agora o reconhecimento do país e, uma vez mais, a RTP irá estar em direto das 10h00 às 2h00 aqui na Póvoa de Varzim”.

No entanto, o autarca afirmou que as associações ligadas aos Bairros não devem circunscrever a sua atividade às Festas de S. Pedro.

O atual Presidente da Câmara Municipal saudou um antigo autarca poveiro, José de Azevedo, agradecendo-lhe a dedicação ao espetáculo “Esta Lapa que eu amo”, apresentado no Cine-Teatro Garrett no último fim de semana. Ainda sobre esta peça de teatro-revista, Aires Pereira afirmou que “dois dias de apresentação são poucos para o trabalho e número de pessoas envolvidas. Hoje em dia as nossas crianças são levadas a ver determinado tipo de espetáculos mas conhecer as tradições da sua terra é, a meu ver, essencial para o seu crescimento pessoal. A Póvoa de Varzim está muito diferente daquela apresentada no teatro-revista mas é importante que a juventude saiba que somos fruto de uma terra de pescadores”.

Nos próximos meses vão ser efetuadas melhorias na sede dos Leões da Lapa num total de 150 mil euros. Apesar deste investimento Aires Pereira sublinhou que as melhorias têm de ser efetuadas aos poucos, uma vez que, na Póvoa de Varzim, “não existem apenas os Leões da Lapa. Outras associações também precisam do apoio do município para criarem condições nas suas sedes para que os seus associados e dirigentes continuem a trabalhar, como é o caso da Matriz e de Regufe”.

O edil agradeceu, por fim, a todas as associações que fazem da Póvoa “uma terra tão singular”.