A boa disposição imperou durante a noite com a ajuda da “Dupla Maravilha”, constituída por Francisco Cruz e Mara São Roque, e de Zacarias, o “Mágico das cartas”. O Coro Manuel Giesteira abrilhantou esta Cerimónia de Encerramento, emocionando o público com excelentes interpretações.

Tal como vem sendo hábito, todas as instituições – e são muitas – que contribuíram para a realização desta 13ª edição do Encontro pela Paz receberam um sentido obrigado por parte de Luís Diamantino, Vereador da Cultura, e de Mário Ferraz, dinamizador da iniciativa. Certificados de participação foram entregues a cada uma das organizações cooperadoras deste Encontro.

E porque recordar é viver, foram mostrados os melhores momentos desta 13ª edição que movimentou centenas de pessoas. Tudo começou no dia 14 de Dezembro com a inauguração da exposição “Onde posso encontrar a Paz”, composta por trabalhos de alunos do concelho da Póvoa de Varzim. Dias mais tarde a “Chama da Paz” percorreu todas as freguesias do concelho, alertando a população para esta iniciativa. A “Cerimónia da Paz” integrou centenas de pessoas, no dia 18 de Dezembro, num evento que começou no Pavilhão Municipal – com a largada de pombos, o Concerto “Fados pela Paz”, com a actuação de Miguel Xavier, Kiko e Vânia Leal acompanhados por Márcio Silva na Guitarra Portuguesa e José Saraiva na Viola – e terminou na Praça do Almada. O caminho entre os dois locais, a “Marcha da Paz”, foi possível ser realizado graças ao dia de sol que se fez sentir. Já na Praça do Almada, os participantes uniram-se num cordão humano e depositaram uma flor branca na Taça da Paz. Na “Árvore da Paz”, ao longo de todo o Encontro, foram deixadas várias mensagens de esperança. Finalmente, no primeiro dia do ano, Dia Mundial da Paz, as flores recolhidas da Taça da Paz foram lançadas ao mar, num momento de introspecção mas, ao mesmo tempo, de grande emoção e esperança.

Foi assim o Encontro pela Paz deste ano, “uma iniciativa que a Câmara Municipal continuará a apoiar”, como referiu Luís Diamantino na conferência de apresentação do programa.