A Póvoa de Varzim é um dos 15 municípios do norte do país que integra o projeto “Integrar Valoriza”, oficialmente desde segunda-feira, data em que se procedeu à assinatura formal do Protocolo com a presença da Vereadora da Coesão Social, Andrea Silva. A Cerimónia do protocolo que, devido às restrições impostas pela pandemia, decorreu online, contou também com a participação da Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira.
O “Integrar Valoriza” é um projeto nacional, criado pelo Alto Comissariado para as Migrações, que vai permitir ao Município da Póvoa de Varzim reforçar a sua missão de promover a integração e inclusão social de todos os munícipes, em particular das pessoas migrantes, requerentes de asilo e refugiadas.
Este protocolo vai fazer com que a autarquia tenha mais facilidade em “trabalhar em rede com as entidades públicas e privadas com responsabilidades na área do acolhimento e da integração de pessoas imigrantes em diferentes áreas, como habitação, emprego e educação”, referiu Andrea Silva, assim como “vai ajudar a combater a exploração laboral, contribuindo para a dignidade de todos aqueles que chegam ao nosso concelho”.
Importa referir que a Câmara Municipal tem, no Centro de Atendimento Municipal (CAM), o Gabinete de Apoio ao IEmigrante (GAIE), disponível para prestar apoio e informação à comunidade migrante residente na Póvoa de Varzim.