A abertura da exposição, integrada nas Comemorações dos 15 anos do Banco de Tempo em Portugal, está marcada para as 16h00 do dia 9, segunda-feira.

O Banco de Tempo da Póvoa de Varzim nasceu de uma iniciativa do Sacerdote Jesuíta Pe. Jorge Oliveira, na altura residente na Casa dos Jesuítas desta cidade. Após vários contactos com o Graal, que é a instituição responsável pela rede de bancos de tempo existentes em Portugal, foi a nossa candidatura oficialmente aceite em 1 de julho de 2002.

Depois de variadíssimas diligências e contactos seguiu-se a assinatura das parcerias com a Basílica do Sagrado Coração de Jesus, a Santa Casa de Misericórdia e a Biblioteca Municipal, a 28 de fevereiro de 2003, no Salão Nobre da Santa Casa da Misericórdia, com a presença do Coordenador do Banco de Tempo, Pe. Jorge Oliveira, O Provedor da Santa Casa e os representantes do Graal e da Biblioteca Municipal. Estiveram também presentes os já então 92 membros do Banco de Tempo.

A cerimónia da inauguração do Banco de Tempo teve lugar em 8 de março de 2003.

O Banco de Tempo tem como objetivo a ajuda entre os membros, e a troca de serviços, sem qualquer remuneração. Qualquer serviço tem o mesmo valor, quer seja um simples recado, quer sejam aulas de línguas, de informática, acompanhamento ao médico ou ao hospital, ao Banco ou às Finanças, à Farmácia, em casa ou noutro sítio de que necessitem.