A Banda incluiu no reportório apresentado a “Marcha de rua”, da autoria de Paulo Veiga, e que foi interpretada pela primeira vez em 2013 em homenagem a António da Conceição.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, transmitiu que “o Sr. António da Conceição tinha um projeto: constituir uma grande Banda na Póvoa de Varzim”.

O edil recordou algumas das vivências tidas com o antigo dirigente da Banda revelou que para si, “o Sr. António da Conceição era mais do que um amigo, era uma pessoa da família”, que deixou “uma memória interminável e deixou obra”.

Luís Diamantino confessou ser “um Vereador da Cultura muito orgulhoso porque tenho uma Banda alegre constituída por jovens com muito talento e muita formação”, acrescentando que “esta noite assistimos áquilo que o Sr. António da Conceição construiu com muito esforço e dedicação. Ele teve o cuidado de formar diretores e soube passar o testemunho, tal como aconteceu com Paulo Sousa que soube continuar o trabalho do Sr. António da Conceição”.

O Vice-Presidente manifestou ainda o seu agradecimento a toda a Banda Musical, nomeadamente, ao maestro Paulo Veiga, e reconheceu que a “Banda Musical soube ser grata a quem esteve com ela sempre”.

O Presidente da Direção da Associação Banda Musical da Póvoa de Varzim, Paulo Sousa, agradeceu à Câmara Municipal por todo o apoio que presta à associação, e sem o qual não seria possível dar continuidade a este projeto.

Sobre António da Conceição, Paulo Sousa referiu que “a Associação da Banda da Póvoa fez, no passado dia 10 de abril, 70 anos de vida. E nesses anos, há uma pessoa que nos marcou pela sua forma de estar e de ser. Por isso, decidimos prestar o tributo ao homem que contribuiu durante quase sete décadas para a afirmação desta nobre associação do concelho da Póvoa de Varzim. E ainda dizer-lhe o quanto o admirámos como homem e como dirigente da Banda. Um homem que nunca desistiu de ser um cidadão dedicado, íntegro, frontal e responsável nas suas ações. A sua caminhada e vivência são lições de vida para os tempos atuais”.

Os elementos da Banda Musical elegeram o vencedor do Prémio António Lopes da Conceição que, nesta noite, foi atribuído a Miguel Campos.