Orientada pela veterinária municipal, esta formação foi dirigida a nove agentes e teve como objetivos fundamentais aprofundar o entendimento sobre o comportamento animal, apurar técnicas de intervenção em situação de animais abandonados e errantes e tornar mais célere a identificação de animais de companhia.

Na Póvoa de Varzim, a Polícia Municipal encontra-se munida de equipamentos que permitem a leitura dos chips de identificação dos animais de companhia e meios de captura e transporte adequados, facilitando a sua capacidade de resposta neste âmbito.

Recorde-se que a aposta na garantia do bem-estar animal no concelho constitui um compromisso assumido pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim no seu Plano Estratégico 2020-2030, enquadrado no eixo prioritário da Sustentabilidade Ambiental.