A Biblioteca Municipal Rocha Peixoto recebeu António Rilo para uma oficina de fotografia Estenopeica, intitulada “Pelo Buraco da Agulha”. A iniciativa, destinada a crianças dos 6 aos 12 anos, foi dividida em duas sessões pedagógicas e decorreu ontem de manhã e ao início da tarde.
A oficina teve como principais objetivos fazer entender aos mais pequenos qual a importância da luz na fotografia; o funcionamento de uma câmara de fotografia básica; como é fácil criá-la a partir de uma simples caixa de fósforos, de sapatos ou de uma lata; aprender a fazer uma fotografia com uma câmara PinHole (utilizando papel fotográfico); experimentar a magia de revelar e imprimir uma fotografia no laboratório preto/branco e oferecer diversão aos mais novos, através do ensino desta arte.
A fotografia Estenopeica ou PinHole é uma técnica fotográfica sem recurso a lentes, que liberta a câmara de acessórios “desnecessários”, criando imagens com o mínimo de recursos. Nesta oficina, tirando partido da simplicidade deste conceito de fotografia, os participantes construíram a sua própria câmara fotográfica, criando desta forma fotografias singulares, as quais foram reveladas pelos próprios.