A iniciativa contará com a presença de Andrea Silva, Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal.

O MAPADI – Movimento de Apoio de Pais e Amigos ao Diminuído Intelectual –, concorreu e viu aprovado um projeto denominado de “Bocadoce”, inserido no âmbito de uma candidatura ao Programa de financiamento do INR, I.P, às ONG.

Trata-se de um projeto de Tipologia I que tem sido desenvolvido ao longo de 4 meses e que teve início em setembro passado, com um grupo de clientes do CAO – Centro de Atividades Ocupacionais, em que o objetivo final será a produção de biscoitos e compotas.

A culinária pode ser encarada como uma grande “sala de aula”, para a aprendizagem informal de competências académicas, especificamente da matemática, na medida em que o cliente irá trabalhar com o conceito de número, medidas e quantidade.

Este tipo de atividades promove o espírito de equipa, possibilidades de escolhas e a partilha. Nesta oficina de culinária, pretende-se fazer “biscoitos” e “compotas”, com aproveitamento de alguns alimentos, diminuindo o desperdício e criando uma fonte de receita para a instituição, uma vez que se pretende colocar todos os produtos confecionados à venda.

No sentido de explorar novas competências dos clientes, este projeto será desenvolvido numa perspetiva lúdico-pedagógica, que lhes permita um crescimento pessoal e social, e, que o seu trabalho seja reconhecido e valorizado pela comunidade em geral.