O Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, fez questão de marcar presença na inauguração da exposição, que retrata a infância dos poveiros do século XIX ao XXI, independentemente do género e da classe social, através dos brinquedos, jogos, trajes, livros e fotografias.

Dos brinquedos de há cem anos aos brinquedos da nossa meninice, tudo se poderá encontrar no Museu. Carros, piões e triciclos eram oferecidos aos meninos, assim como os fogões, ferros de engomar e bonecas tinham as meninas como destinatárias, numa forma não muito discreta de dividir os papéis dos dois sexos na sociedade. As brincadeiras eram igualmente uma forma de socialização e, assim, podemos vislumbrar os jogos coletivos que se praticavam nos recreios das escolas, ou em plena via pública. A brincar aprendia-se, criavam-se competências, demonstravam-se capacidades e preparava-se a vida futura através da libertação da mente e dos sonhos.

“Como se brincava no Tempo dos nossos Pais, Avós e Bisavós” estará patente no Museu Municipal até 28 de janeiro de 2018 e poderá ser visitada de terça-feira a domingo, entre as 09h30 e as 12h30 e das 13h30 até às 17h00.