A partir de hoje, qualquer munícipe pode dirigir-se ao CAM para, de forma autónoma ou com apoio de um dos nossos técnicos, registar gratuitamente as suas propriedades. O BUPi é uma ferramenta importante para o Município da Póvoa de Varzim, ao nível do ordenamento do território, uma vez que 66% da área do nosso concelho é atualmente usada e ocupada para fins agrícolas. Este novo balcão é também muito importante para os cidadãos, na medida em que protege os seus direitos de propriedade sem qualquer custo acrescido, já que não há qualquer imposto associado ao registo.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim aludiu ao trabalho conjunto que será necessário estabelecer com as Juntas de Freguesias, associações locais e cooperativas, por forma a identificar as cerca de 13 mil matrizes em falta até 2023. “Ao mapearmos o nosso território passamos, também, a poder intervir quando necessário”, designadamente na prevenção de incêndios, referiu Aires Pereira.

Para isso, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim disponibiliza uma equipa de seis técnicos pronta para ajudar, no Centro de Atendimento Municipal e porta-a-porta em todas as freguesias, os munícipes interessados em identificar os seus terrenos, especialmente os de idade mais avançada e sem acesso à literacia digital.