Dando cumprimento à Estratégia Local de Habitação, foi aprovada a abertura de concurso público do Lote C, na Rua Dr. Belarmino Pereira, em regime de arrendamento apoiado. Como se pode ver nas imagens abaixo, a empreitada prevê a construção de 24 fogos habitacionais complementados com fáceis acessos e vários espaços verdes. Esta obra, que terá um prazo de execução estimado de 18 meses, já tem financiamento atribuído pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no valor de 3.400.554,42€.

Ao nível social, e por forma a reforçar a aposta autárquica na intergeracionalidade e no combate à solidão na terceira idade, foi aprovada a criação de centros ocupacionais em duas freguesias do nosso concelho que ainda não dispõem deste tipo de equipamento.

Em Beiriz, mais propriamente na Rua do Passal, serão investidos dois milhões de euros na construção de um centro ocupacional para idosos e um polivalente, que servirá de forma abrangente toda a comunidade. Esta obra só será possível graças à constituição de direito de superfície do prédio, com uma área de 1.930 m2, pela União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai a favor do Município.

Já na Estela, além do centro ocupacional para idosos será criada também uma creche, fruto de um investimento superior a 1 milhão e 600 mil euros. Ambas as valências vão ficar concentradas num único edifício, o da antiga Escola de Barros, que será requalificado ao longo de 14 meses.

Antes de concluir a reunião, ficou ainda decidida a abertura de discussão pública da Proposta do Plano de Pormenor da Expansão da Zona Industrial de Laúndos, por um período de 20 dias. A este respeito, o Presidente da Câmara Municipal frisou que “continuamos com uma postura coerente focada em responder às necessidades dos nossos empresários e ouvir a população sobre matérias importantes como esta”.

Para Aires Pereira, numa altura em que vivemos uma crise nacional e europeia, “hoje mais do que nunca, a Câmara Municipal tem que apoiar os nossos industriais a continuar a criar postos de trabalho e riqueza para o nosso concelho”, criando condições para garantir a contínua captação e fixação de investimento industrial na Póvoa de Varzim.