Fruto de um investimento superior a 1 milhão e 600 mil euros, ambas valências sociais irão ficar concentradas num único edifício, o da antiga Escola de Barros, que será requalificado ao longo de 14 meses.

Esta aposta autárquica na promoção da intergeracionalidade não é aplicável só à freguesia da Estela, mas sim a todo o concelho. Recorde-se, a este respeito, o investimento previsto para a construção de um centro ocupacional para idosos em Beiriz e criação de mais 200 vagas em escolas, creches e jardins de infância

Durante a reunião foi, também, aprovada uma alteração da Estratégia Local de Habitação do Município, que irá ajudar a ampliar a oferta no concelho. Haverá um aumento de 46 para 48 fogos habitacionais na Rua Alberto Oliveira, em Barreiros; e haverá, ainda, a construção de 32 novos fogos na Mariadeira. Ou seja, o investimento total municipal na habitação vai aumentar para mais de 27 milhões de euros.

O Executivo determinou, igualmente, a delimitação da Zona Urbana Consolidada do Município, que irá permitir o reconhecimento desta área como dominantemente edificada e infraestruturada, à qual se reconhece a existência de um padrão morfotipológico a ser respeitado. 

Por fim, foi aprovado o protocolo com a Direção-Regional da Cultura que anuncia formalmente a intervenção urgente de conservação na Igreja Românica de S. Pedro de Rates. Esta decisão resulta de muita insistência por parte da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, junto do poder central, para a necessidade premente de obras neste monumento nacional, que se encontra em estado de degradação.