Este protocolo de cooperação, que entrou em vigor no presente mês de julho e se irá prolongar até ao dia 31 de dezembro de 2020, surge no âmbito do projeto Autism Rocks!, uma iniciativa de Inovação Social que, ao longo de 3 anos, capacitou a comunidade na compreensão e aceitação das características próprias do autismo, através de palestras e workshops gratuitos nos municípios da Área Metropolitana do Porto.

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim alargou a continuidade do mesmo, possibilitando que 62 beneficiários comecem a usufruir do serviço de mentoria, numa primeira fase, e que os novos participantes possam ter acesso ao mesmo serviço, a partir do mês setembro, após a realização do workshop Autism Rocks!, a ser anunciado brevemente.

A mentoria prestada pela Vencer Autismo fornece um serviço de acompanhamento e aconselhamento para pais e profissionais, que permite auxiliar, de forma personalizada, no trabalho dos desafios das crianças com perturbação do espetro do autismo, tendo em vista a capacitação do cuidador e o desenvolvimento da criança.