Em nome do Município, além do reconhecimento a título póstumo, Aires Pereira decidiu também oferecer à família do homenageado uma réplica da Lancha Poveira: “símbolo de bravura, resiliência e daqueles que não desistem. Tive a sorte de o conhecer em 1988 e sei o quanto este símbolo da Póvoa de Varzim significava para o José Carlos Moita”.

Falecido em 2021, “fazia questão de receber e integrar todos os que participavam neste grande convívio de Verão” e, por isso, realizar este tributo durante a Festa da Sardinha, foi, também, uma forma de recordar o entusiasmo de José Carlos Moita, não apenas pela força associativa, como pela gosto pela gastronomia poveira. José Carlos Moita foi fundador e um dos mais entusiastas dinamizadores da Confraria dos Sabores Poveiros, tendo promovido, ao longo dos últimos anos, os pratos poveiros como expressão da identidade cultural local.

Por fim, e porque foram muitos os poveiros que quiseram fazer parte deste emocionante momento para recordar “um amigo da Póvoa de Varzim”, o Presidente da Câmara ressaltou o espírito mobilizador da comunidade local, depois de dois anos de interrupção devido à pandemia, que se traduziu numa casa cheia.