Prosseguindo o objetivo de dar maior qualidade de vida à população idosa do concelho, o Executivo Municipal decidiu, em 2018, revitalizar duas antigas escolas primárias na Lapa e em Aver-o-Mar, ao investir aproximadamente 790 mil euros na Escola da Lapa e 895 mil euros na antiga Escola do Cruzeiro. O COA e o COL destinam-se a apoiar, especialmente, a população sénior do concelho, profissionalmente inativa (reformados e pensionistas) ou com mais de 60 anos de idade.

Veja na foto galeria abaixo o antes e o depois do Centro Ocupacional da Lapa

Com estes equipamentos de proximidade, o Município da Póvoa de Varzim passou a contar com dois espaços que proporcionam aos nossos idosos um envelhecimento mais seguro em locais de convívio, permanência e acompanhamento, onde ao contacto social se alia o desenvolvimento de novas capacidades, dando “vida ativa àqueles que um dia começaram também nestas escolas a aprender as primeiras letras e que agora, neste mesmo espaço, passam a aprender outras competências”, conforme sublinhou o Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira.

Veja na foto galeria abaixo o antes e o depois do Centro Ocupacional de Aver-o-Mar.

Estas duas estruturas sociais da Câmara Municipal visam a promoção do bem-estar da comunidade, em particular dos que vivem em situação de vulnerabilidade, carência familiar ou isolamento, e que, por isso, tenham necessidade de apoio moral, social ou familiar. Estão aqui reunidos um conjunto de serviços que permitem à população sénior participar em atividades de carácter sócio recreativo e cultural, potenciando com elevada taxa de sucesso o convívio e relações de amizade entre os utentes, um envelhecimento ativo e saudável e um acompanhamento biopsicossocial.