Esta iniciativa foi realizada em linha com o Plano de Educação Ambiental da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, que tem como missão conduzir a implementação, de forma consciente e contínua, de ações de sensibilização para a educação ambiental na Póvoa de Varzim.

A campanha ambiental, apresentada e divulgada no Dia Mundial do Ambiente, faz parte de um projeto de candidatura à 2ª edição do Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania, cujo tema visa “Os Oceanos”. Este prémio pretende distinguir e reconhecer projetos de escolas, no âmbito da Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola, estabelecimentos de ensino que contribuam para o desenvolvimento de competências essenciais de formação cidadã e aprendizagens com impacto na atitude cívica individual, no relacionamento interpessoal e no relacionamento social e intercultural.

Até 20 de junho de 2022, a comunidade educativa interessada em apoiar este projeto poveiro pode votar online, com vista ao apuramento do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar entre os 50 finalistas.