Esta iniciativa realiza-se em linha com o Plano de Educação Ambiental da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, aprovado em Reunião de Câmara de 14 de dezembro de 2021. Este Plano tem como missão conduzir a implementação, de forma consciente e contínua, de ações de sensibilização para a educação ambiental na Póvoa de Varzim.

Estas ações de educação ambiental, implementadas ao longo de todo o ano letivo pelo Município, são fundamentais para incutir valores de preservação e respeito pelo meio ambiente em miúdos e graúdos, desde muito cedo. O seu grande objetivo é de alertar a comunidade escolar e a sociedade em geral para a necessidade de uma efetiva mobilização de todos na ação ambiental, com a convicção de que as crianças são os grandes motores de mudança e transformação no presente e no futuro.

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim assegura, deste modo, o respeito pela natureza envolvente e as preocupações ao nível da economia circular e sustentabilidade ambiental, materializando todos os compromissos estabelecidos no seu Plano Estratégico 2020-2030, através de iniciativas como a corrida de carrinhos solares, construídos com materiais recicláveis, na Escola Secundária Rocha Peixoto, na semana passada e o Projeto “É Bom Pedalar Aqui!”, que já permitiu que cerca de 450 alunos de 17 escolas do ensino básico (5 das quais foram contempladas com pavimentos e sinalética de curtos circuitos cicláveis) já tivessem a oportunidade de aprender a andar de bicicleta em segurança.