Passar para o conteúdo principal

Póvoa de varzim, 03.12.2013 - No dia 7 de dezembro, o Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim irá acolher o Campeonato Metropolitano de Boccia.

 

Esta competição integra o Campeonato Nacional da modalidade e é organizada pela Paralisia Cerebral – Associação Nacional de Desporto, contando com o apoio do Pelouro do Desporto da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Mais de 60 atletas estarão em competição durante todo o dia. A prova terá início às 9h00 e terminará às 19h00, altura em que serão entregues os prémios aos vencedores. 

O Boccia tornou-se uma modalidade Paralímpica em 1984, nos jogos de Nova Iorque. Esta é a modalidade principal para atletas portadores de paralisia cerebral.

É um desporto indoor, de precisão, em que são arremessadas bolas – seis de couro azuis e seis vermelhas – com o objetivo de as colocar o mais perto possível de uma bola branca denominada “jack” ou bola alvo. É permitido o uso das mãos, dos pés ou de instrumentos de auxílio para atletas com grande comprometimento nos membros superiores e inferiores. Esta modalidade pode ser disputada de forma individual, a pares ou por equipas.

Os jogadores podem ser classificados em quatro classes: BC1, atletas que podem competir com o auxílio de assistentes, que devem permanecer fora da área de jogo do atleta. O assistente pode apenas estabilizar ou ajustar a cadeira do jogador e entregar a bola a pedido; BC2, jogadores não podem receber assistência; BC3, jogadores com características funcionais mais limitadas, já que não conseguem arremessar as bolas. Para o lançamento das bolas os jogadores utilizam dispositivos auxiliares, calhas, capacetes com ponteiros e são auxiliados sempre por um acompanhante que deve manter-se sempre de costas para a área de jogo. Se esta regra for quebrada o jogador sofrerá penalizações; BC4, jogadores com outras deficiências locomotoras, mas que são totalmente autónomos relativamente à funcionalidade exigida pelo jogo e não podem receber auxílio.

Tópicos
Aviso: Procissão em Honra de Nossa Senhora da Saúde – alterações ao trânsito automóvel

No dia 7 de agosto, vai realizar-se, em Laúndos, a Procissão em Honra de Nossa Senhora da Saúde.

Neste sentido, a partir das 15h00 deste dia, e até ao termo da Procissão, é interdita a circulação de trânsito, de todos os veículos, nas seguintes artérias freguesia de Laúndos: Rua do Comendador Aventino Fernandes Laje, Rua do Recreio, Rua Manuel Gomes Coelho Júnior, Rua de S. Miguel, Avenida Senhora da Saúde e Rua Monsenhor Pires Quesado.