As provas têm início hoje e vão decorrer até sexta-feira, dia 12 de julho, mas os atletas já se reuniram ontem, no Cine-Teatro Garrett, na Sessão Oficial de Abertura.

A Secretária de Estado para a Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, e o Secretário de Estado do Desporto e Juventude, João Paulo Rebelo, acompanhados pelo Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, dirigiram-se aos atletas durante a cerimónia e os três demonstraram grande orgulho por esta competição estar a acontecer em Portugal. Claramente, o autarca poveiro está duplamente satisfeito já que a Póvoa de Varzim foi a cidade escolhida para acolher este Campeonato do Mundo. Aires Pereira sublinhou que esta escolha não aconteceu por acaso. O Município tem trabalhado para tornar o concelho cada vez mais inclusivo. Prova disso é o projeto IN Póvoa – Praia para Todos. É possível, com a colaboração de voluntários, que todos tenham a possibilidade de mergulhar no mar. Para isso, são disponibilizadas cadeiras anfíbias na Praia Verde e Praia da Fragosa de forma a que pessoas com mobilidade condicionada possam usufruir da água fria da Póvoa mas – dizem – terapêutica.

O edil sublinhou, ainda, que a cidade sofreu algumas transformações de maneira a torná-la mais acessível sendo possível circular praticamente sempre em superfície plana. Por esta dedicação do Município foram já várias as competições internacionais de Boccia que o Pavilhão Municipal acolheu ao longo da última década.

Ana Sofia Antunes contou que, enquanto portadora de deficiência, sente-se afortunada por ter tido professores de Educação Física que fizeram o possível para que se sentisse incluída nas aulas e que gostasse de praticar desporto. A governante considera fundamental chamar todos ao desporto, estimular a prática desportiva, combater o sedentarismo. Mas é mais importante fazê-lo de uma forma inclusiva e plena, considerando todos aqueles que estão à nossa volta, mesmo as pessoas que, à partida, teríamos a ideia de que não tinham interesse, vontade ou condições. Segundo Ana Sofia Antunes “no Governo tentamos sempre fazer a nossa parte mas precisamos muito da ajuda de quem está no terreno, porque é isso que queremos: trabalhar com quem está no terreno e conhece as suas realidades. Queremos mais e melhor inclusão para todos”.

João Paulo Rebelo considera o desporto um excecional instrumento para nos relacionarmos, para aproximar povos, países e pessoas e, sobretudo, para incluirmos todos e todas na nossa vida em comunidade.

São mais de cem estudantes – nascidos entre 2001 e 2005 – vindos da Croácia, Inglaterra, França, Grécia, Eslováquia, República Dominicana e, claro, Portugal, acompanhados por equipas técnicas e familiares, que vão permanecer na Póvoa de Varzim durante toda a semana, não somente a competir mas a conhecer o concelho e cidades vizinhas.

As competições de Atletismo vão decorrer no Estádio Municipal, as de Boccia no Pavilhão Municipal e, finalmente, as de Goalball na Escola Secundária Rocha Peixoto. Todas vão acontecer entre as 9h00 e as 13h00.

A Cerimónia de Encerramento terá lugar no Parque da Cidade, dia 11 de julho, às 20h00.