A reabilitação do CCT, resultado de um investimento de mais de 1 milhão e meio de euros por parte da Câmara Municipal, veio alterar a forma como olhamos para este espaço e trazer uma nova dinâmica e centralidade àquela zona da Póvoa de Varzim. Para Aires Pereira, “temos aqui o triângulo dourado da Póvoa de Varzim, uma zona que expressa bem aquilo que queremos para a nossa cidade… Movimentação de pessoas e de ideias”. Este triângulo dourado, agora completo com o CCT, é composto por outros equipamentos públicos de excelência, atualmente em fase de franca evolução, voltados para a juventude e para o dinamismo – a reabilitação da Escola Flávio Gonçalves, a construção do Pavilhão Desportivo da Eça de Queirós e a ampliação do Mapadi. Ao todo, o investimento por parte da Câmara Municipal nesta zona da cidade já ascende ao valor de 10 milhões de euros, uma aposta que tem permitido maximizar todas as potencialidades destas estruturas e da sua localização.

Desde a sua inauguração há cerca de dois meses, muito tem sido feito para consolidar o CCT como um espaço de movimento. O CCT é um espaço dedicado à mobilidade de transportes e de pessoas – com um terminal de autocarros que vai ganhar ainda mais relevância após a conclusão do processo de reforço da oferta de transportes públicos promovido pela Área Metropolitana do Porto. Mas é, simultaneamente, um espaço mobilizador de ideias – na medida em que agrega o Centro Póvoa Empresas, uma área dedicada ao desenvolvimento do empreendedorismo no concelho composta por várias salas de reuniões, gabinetes e até uma zona co-working pronta a ser utilizada pelos empresários poveiros. 

A este respeito, importa relembrar que já se encontra aqui instalado o MAD-LAB, um think-tank constituído por jovens profissionais e alumni da Escola Superior de Media Artes e Design do Politécnico do Porto, com o qual a autarquia está a desenvolver projetos conjuntos. Além disso, já se encontram também em curso as formações da Camisola Poveira, divididas em 3 turmas com horários diferentes (todos os dias durante o período da manhã; horário pós-laboral; duas vezes por semana durante o período da tarde). Devido à elevada procura, já se encontram mais de 25 pessoas em lista de espera, pelo que se estiver interessado deve dirigir-se ao CCT ou ao Serviço de Turismo para proceder à sua inscrição. Em breve, haverá lugar também para a ocupação da cafetaria do CCT, cujo concurso público se encontra a decorrer até ao próximo dia 21 de maio. 

Veja na fotogaleria abaixo o antes e o depois desta obra que deu origem ao novo Centro Coordenador de Transportes.