Movido pelo papel determinante que assume a prevenção em saúde, o Centro Hospitalar Póvoa de Varzim – Vila do Conde vai realizar, nesse dia, entre as 10h00 e as 17h00, rastreios, abertos a toda a população, junto às unidades da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde.

Além disso, às 14h30, na unidade da Póvoa de Varzim (sala panorâmica), será debatido o tema “Mulheres e Diabetes. O Direito a um Futuro Saudável”, que contará com as seguintes participações: Ana Maria Maia (médica); Ana Rute Torrão (nutricionista); Lucinda Maia (enfermeira); Ana Vicente (cuidadora); Mariana Melo (pessoa com diabetes) e moderação de Amaro Silva (enfermeiro).

Também como já aconteceu o ano passado, o edifício dos Paços do Concelho ficará iluminado de azul nas noites de 13 e 14 de novembro para assinalar a data e sensibilizar a população.

O Dia Mundial da Diabetes assinala-se a 14 de novembro, em memória do dia de aniversário de Frederick Banting que, juntamente com Charles Best, é responsável pela descoberta da insulina em 1922.

Instituído pela International Diabetes Federation e pela Organização Mundial da Saúde, em resposta à crescente prevalência da diabetes no mundo, o Dia Mundial da Diabetes foi adotado pelas Nações Unidas, no âmbito de um movimento intitulado “Unidos pela Diabetes”, em 2006. Este dia visa consciencializar as pessoas sobre a doença e divulgar as ferramentas para a prevenção da diabetes, que tem tido um aumento alarmante de casos no mundo.