Instalado na antiga Escola Primária da Lapa, junto à Igreja, o Centro Ocupacional será administrado pelo município e terá como objetivo promover um envelhecimento mais feliz aos idosos daquela zona da cidade. Hoje é o primeiro dia de funcionamento e ontem decorreu a inauguração.

O Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, explicou que o investimento de meio milhão de euros feito no Centro Ocupacional deve ser tido em conta pelos utentes e pelos profissionais: “a conservação deste espaço é essencial e temos a obrigação de o manter como ele nos acolheu na sua abertura”.

O autarca contou que, na manhã de ontem, enquanto lia os jornais, deparou-se com um estudo que revelava que, em 2030, Portugal terá mais de 70% da população com mais de 65 anos. Em 2050, Portugal será o 5º país do mundo com a população mais idosa (80%). Este estudo só vem comprovar que o investimento da Câmara Municipal em Centros Ocupacionais (em breve vão ser abertos mais dois, em Aver-o-Mar e no Bairro Nova Sintra) é de extrema importância. “Somos um município pequeno, com 64 mil habitantes, e, portanto, conhecemo-nos todos. Por isso, temos uma obrigação maior de sermos solidários uns com os outros. Mas, não se enganem. A Câmara Municipal não tem a pretensão de substituir os filhos ou os familiares mais diretos dos idosos que cá estejam. Não vamos deixar de responsabilizar a família enquanto cuidadores mas vamos proporcionar aos idosos o exercício do corpo e da mente. A ideia não é fazer deste espaço um depósito no qual as pessoas ficam a ver televisão o dia todo. E, por isso, a Câmara Municipal mobilizou três profissionais (geriatria, psicologia e enfermagem) para acompanharem diariamente os utentes”.

Aires Pereira explicou que algumas refeições, como pequeno-almoço ou lanche, vão poder ser feitas no Centro Ocupacional e que os utentes que necessitarem vão poder levar para casa uma refeição para jantar.

Finalmente, o Presidente da Câmara pediu paciência aos utentes: “decidimos não entregar este espaço a nenhuma instituição e fazermos nós a administração do Centro, algo que nunca fizemos. Por isso, peço que tenham infinita paciência pois com a novidade poderão vir alguns erros que, com certeza, nos farão aprender e que serão corrigidos”.

O espaço está aberto de segunda a sexta-feira, entre as 8h30 e as 18h00. Ao sábado, no mesmo horário, estará aberta apenas a sala de jogos no exterior do edifício.