O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim relembrou a distinção como Cidadão Poveiro, em 2018, com “consciência de que não foi tanto a si que prestigiámos: nós, Poveiros, é que acrescentámos prestígio, dignidade e honra aos nossos pergaminhos comunitários”.

Aires Pereira acrescentou que o Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas “é, de facto, um português à poveiro”, partilhando da premissa de que “Se ser português é uma honra, ser Poveiro são duas!”. E, por essa razão, fez questão de, em nome do Município da Póvoa de Varzim, retribuir a generosidade da doação do uniforme com a oferta de uma escultura evocativa de Cego do Maio, da autoria de Afonso Pinhão Ferreira.

O Almirante Silva Ribeiro revelou a sua “profunda admiração pela Póvoa de Varzim e pelas suas gentes, representantes perenes da cultura marítima portuguesa e parte viva e estruturante da identidade nacional”. Prestes a concluir a sua carreira militar, e reconhecendo-nos como uma cidade com fortíssimas vivências e convicções ligadas ao mar, o Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas fez questão de testemunhar “o orgulho que sinto em, por vossa incomparável generosidade, poder ser um de vós, isto é, um cidadão poveiro”.

No período da tarde, realizou-se, no Salão Nobre, a Roundtable “Nato e as cidades costeiras: O papel na coesão transatlântica”. O evento, que contou com perguntas do público, teve a participação do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, do Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante Silva Ribeiro, do Coordenador do International Studies Programme da Universidade Católica do Porto, Azeredo Lopes, e do Presidente da Associação da Juventude Portuguesa do Atlântico (AJPA/YATA PORTUGAL), Manuel Matos dos Santos.

Perante uma sala lotada, foram abordadas muitas questões ligadas à defesa nacional e internacional, assim como a importância de olharmos com redobrada atenção, no âmbito da Aliança, para temas como a juventude, o mar, as migrações e as alterações climáticas. Se não teve oportunidade de participar, ouça a sessão completa aqui: