Passar para o conteúdo principal

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim foi condecorado, esta manhã, pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca, com a Medalha D. Afonso Henriques Mérito do Exército 1ª Classe.

A condecoração realizou-se no âmbito das Comemorações do dia festivo do Serviço de Administração Militar e da Escola dos Serviços que decorreram no Largo do Passeio Alegre.

A Medalha D. Afonso Henriques Mérito do Exército foi atribuída a Aires Pereira “pela forma digna, consciente e dedicada em atividades de cariz militar, social e cultural, de reconhecida importância para o desenvolvimento quer do exército quer da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim relevando a importância do exército no contexto da defesa nacional e do país”.

Muito mais habituado a homenagear do que ser homenageado, Aires Pereira aceitou “com humildade” a condecoração que lhe foi atribuída, estendendo-a a todos os poveiros que, ao longo destes anos todos, têm mantido sempre uma relação coletiva de respeito e consideração com os militares da nossa Escola dos Serviços. O Presidente da Câmara revelou, também, ter a consciência de que estes 38 anos de relacionamento com a instituição militar têm sido tempos de enorme alegria e satisfação e “temos conseguido fazer um caminho conjunto que muito nos honra”.

O Chefe do Estado-Maior do Exército agradeceu ao Presidente da Câmara pela “atenção que nos dedica, a qual é reflexo da forte ligação ao exército dos munícipes que representa, particularmente em torno da Escola dos Serviços”. O General José Nunes da Fonseca salientou a salutar e profícua relação que Aires Pereira tem sabido promover, “catalisadora de eficiência e credibilidade para a missão do exército, que é precisamente a razão deste singelo ato de homenagem”.

A parada militar e a entoação do hino nacional, para a qual contribuíram vários poveiros que assistiam à cerimónia no exterior, contribuíram para que as restantes condecorações e o momento de homenagem aos militares que deram a sua vida ao serviço da pátria se revestissem de particular solenidade e emoção. A cerimónia prosseguiu no Diana-Bar com o lançamento do livro “150 Anos da Administração Militar no Exército da autoria de José Manuel Alves dos Santos.

Tópicos
Aviso: Procissão em Honra de Nossa Senhora da Saúde – alterações ao trânsito automóvel

No dia 7 de agosto, vai realizar-se, em Laúndos, a Procissão em Honra de Nossa Senhora da Saúde.

Neste sentido, a partir das 15h00 deste dia, e até ao termo da Procissão, é interdita a circulação de trânsito, de todos os veículos, nas seguintes artérias freguesia de Laúndos: Rua do Comendador Aventino Fernandes Laje, Rua do Recreio, Rua Manuel Gomes Coelho Júnior, Rua de S. Miguel, Avenida Senhora da Saúde e Rua Monsenhor Pires Quesado.