A intervenção, com prazo de execução de 4 meses, tem por base a estruturação de um corredor urbano que se estende do parque da cidade à marginal, impulsionando o uso de bicicletas enquanto transporte alternativo, através do desenvolvimento de uma rede de ciclovias urbana.

Na empreitada em questão, o percurso ciclável a implantar subdivide-se em dois grupos, ou seja, corredor integrado na rede viária – via partilhada, e corredor com separação física da rede viária – pista ciclável.

Esta ciclovia foi criada para ligar o parque da cidade à marginal, aproveitando um trajeto a poente do parque que se situa numa zona urbana não consolidada. O trajeto é sinuoso, mas direto e embora numa zona residencial onde existe uma pequena parte de ciclovia que é requalificada e recondicionada. Este canal isolado chega à Rua Cidade de Barcelos, transformando-se em via partilhada até ao cruzamento com a EN13. Depois, a via continua através da Rua da Cova do Coelho e segue em via partilhada, entrando nos terrenos públicos até à ligação com a Avenida dos Repatriamentos dos Poveiros, sendo feita a ligação à marginal através da Rua da Imprensa Regional.

As vias partilhadas são aplicadas nesta empreitada, nos casos onde a via existente não tem largura suficiente para aplicação de uma faixa ciclável, ou seja, as bicicletas e os automóveis circulam no mesmo sentido. Nestes casos, está previsto implementar sinalização horizontal indicativa de presença de ciclistas.

As pistas cicláveis serão executadas em pavimento drenante, do tipo betuminoso colorido, com 2,5 de largura.