No âmbito do IN Póvoa – Praia Acessível, realizaram-se recentemente duas sessões de formação dedicadas a monitores e voluntários do projeto.
Estas ações têm como objetivo reforçar competências nas áreas da comunicação, interação e apoio a pessoas com deficiência, incapacidade ou mobilidade reduzida, promovendo uma abordagem mais inclusiva nas praias do concelho.
A iniciativa contou com a presença da Vereadora da Coesão Social, Andrea Silva, que destacou o compromisso da autarquia com a inclusão e a igualdade de oportunidades para todos os cidadãos.
A primeira ação decorreu no dia 20 de junho, nas instalações do MAPADI, sob o tema “Técnicas de Manuseamento da Cadeira Anfíbia”. Ministrada por José Pedro Ramalho, esta formação capacitou os participantes com os conhecimentos técnicos necessários para garantir uma utilização segura e eficiente da cadeira anfíbia — equipamento essencial para permitir o acesso ao mar a pessoas com mobilidade condicionada. Esta ação contou com cerca de 20 monitores e voluntários.
Já no dia 23 de junho, também no MAPADI, teve lugar a sessão “Praia Acessível para uma Cidadania Plena”, conduzida por Maria Helena Alves, do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR, I.P.). A formação abordou temas como os direitos das pessoas com deficiência, acessibilidade universal e práticas de inclusão, reforçando a importância de uma cidadania ativa, equitativa e participativa. Esta ação contou com 18 voluntários e monitores.
O projeto IN Póvoa – Praia Acessível integra a operação “Mar de Todos”, inserida no PAOITI – PV (Plano de Ação das Operações Integradas dos Territórios de Intervenção da Póvoa de Varzim), com financiamento do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência. Em vigor desde 2016, resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e o Instituto Maria da Paz Varzim, e visa promover um ambiente balnear mais seguro, acessível e inclusivo.
Na Póvoa de Varzim, a praia é, de facto, de todos e para todos.

