Na sessão de abertura, a Vereadora do Pelouro do Ambiente, Sílvia Costa, deu as boas-vindas aos participantes e agradeceu a presença de todos neste exercício de cidadania.

A Vereadora assumiu que todos os presentes têm um papel muito importante na elaboração do Plano Municipal de Ação Climática, acrescentando que “planos, há muitos”, mas o objetivo do Município é que este Plano seja produzido tendo por base ações concretas. Prevê-se que a versão final do documento seja divulgada em abril, sujeito a discussão pública e posterior aprovação em Assembleia Municipal.

Em representação do Centro do Clima, Sara Rocha transmitiu que até 2030, a Póvoa de Varzim quer ser um exemplo internacional de ação climática. Para isso criou um Centro do Clima, com envolvimento da Universidade do Porto e cerca de 50 parceiros, a nível local, regional, nacional e internacional.

A este propósito, apresentou os vários projetos em curso: Jovens pelo Clima (próxima edição nas férias de Natal), Vidas em Transição, Organizações em Transição (acervo temático que serve de base ao Clube de Literacia Climática  e concurso de ideias imaginativas “E SE…?”), Bosques pelo Clima (dia 23, em Aguçadoura e dia 30, na Lagoa da Pedreira).

Esta Assembleia, tal como realizada, é um modelo misto entre uma Assembleia de Cidadãos simplificada e uma Assembleia Popular estruturada. No período da manhã, realizou-se o workshop “Mural pelo Clima”, um momento formativo que visa fornecer informação científica e baseada em evidências sobre a crise climática, e uma sessão de trabalho para identificar propostas concretas para o Plano Municipal de Ação Climática da Póvoa de Varzim (PMAC). 

Paralelamente a esta Assembleia, Pedro Macedo, do Centro do Clima, dinamizou, no período da tarde, uma Formação de Técnicos da Comissão de Acompanhamento do Plano Municipal de Ação Climática. A iniciativa mereceu a presença do Presidente Câmara, Aires Pereira, demonstrando o empenho na elaboração do PMAC a ser apresentado no início de 2025, um instrumento fundamental para definir o que terá de acontecer na Póvoa de Varzim para se preparar para os riscos climáticos e dar o seu contributo na redução de emissões.