A iniciativa arranca com duas semanas de muitas atividades na natureza, aliando a aventura e a partilha ao cuidado pelo Planeta. As atividades ambientais terão acompanhamento de animadores e irão decorrer maioritariamente no Parque Verde de S. Pedro de Rates.

As inscrições são gratuitas mas limitadas e obrigatórias (enviando e-mail para centrodoclima@gmail.com) e podem ser efetuadas por jovens entre os 11 e os 16 anos. Os interessados podem escolher participar na semana de 28 de agosto a 1 de setembro e/ou na semana de 4 a 8 de setembro.

O Centro do Clima da Póvoa de Varzim, o primeiro do País, é uma instituição criada “única e exclusivamente para lidar com o desafio das alterações climáticas”, conforme sublinhou o Presidente da Câmara Municipal durante a assinatura do Acordo de Parceria com a Associação Biopolis e a Junta de Freguesia de Rates, no passado mês de julho.

Com autonomia, equipa própria, instalações próprias, base científica e foco na ação e não no discurso, promove o investimento no «saber-fazer» e assume as responsabilidades do Município na responsabilidade de reduzir emissões e de adaptação às mudanças climáticas.