A sessão contou com a presença do Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira e Luís Diamantino, e do Presidente da União de Freguesias Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, Ricardo Silva.

Paulo Neves recordou que já lá vão 20 anos à frente do clube e realçou a “presença constante” da Câmara Municipal na vida do mesmo, acrescentando que “a Câmara e o clube têm trabalhado em sintonia para o bem comum dos poveiros na área do desporto, mais concretamente, desportos náuticos”.

O Presidente do Clube Naval Povoense referiu que “nos últimos anos, o clube tem tido uma projeção enorme, principalmente, no número de atletas, nomeadamente, de polo aquático e natação”.

Apesar de considerar que CNP é um clube independente na sua atividade, Paulo Neves assumiu que depende dos subsídios da Câmara Municipal e do Fundo de Turismo. Espera que o novo polo da Marina possa contribuir para aumentar a receita do clube.

O Presidente da Câmara Municipal começou por constatar que “o Clube Naval tem sempre respondido aos desafios que temos lançado e temos sempre vindo a ajustar a nossa relação financeira porque tem crescido de tal forma que torna-se impossível ao clube assumir os encargos decorrentes desse crescimento”. Neste sentido, transmitiu que “continuaremos a cooperar e a criar condições para que seja possível crescer porque é importante para a cidade e para os nossos jovens que o Clube Naval continue estruturado e com capacidade para poder acolher todos aqueles que querem praticar as modalidades que este disponibiliza”.

Aires Pereira referiu que “este é um mandato cheio de desafios, em que iremos ter o novo polo da Marina a funcionar”, adiantando que “até ao próximo ano, esta empreitada deverá estar concluída”. O edil esclareceu que “vamos requalificar aquela zona como a nossa sala de visitas principal para quem entra pela nossa principal ligação ao mundo – o mar”.

O autarca aproveitou o momento para anunciar a criação de um edifício de apoio à Marina através da instalação de módulos pré-fabricados com frente de vidro virada para o mar, proporcionando “um sítio confortável onde os jovens possam estar com vista para o mar”, recriando o espírito de grupo vivido ao longo de várias gerações neste clube. Aires Pereira revelou que o novo equipamento “ficará muito próximo da água e será iniciado dentro de dias, pois já está adjudicado”.