Aires Pereira esteve junto à residência, situada na Rua de S. Pedro n.º 1, para assinalar de forma simbólica a ligação profunda deste escritor à cidade e reconhecer publicamente o valor da sua obra e percurso enquanto romancista, poeta, cronista, historiador da literatura e crítico literário.

A TSF acompanhou este momento em direto e entrevistou o Vereador da Cultura, o qual sublinhou a relação muito forte que Alexandre Pinheiro Torres tinha com a Póvoa de Varzim, a ponto de pedir à sua esposa que, no final da sua vida, espalhasse metade das suas cinzas no mar poveiro. “Era aqui que lançava os seus livros e a Câmara Municipal fazia questão de coeditar as suas obras com a Editora Caminho”, referiu Luís Diamantino (declarações disponíveis aqui).