Moderada por Catarina Pessanha, do jornal Mais Semanário, a Conferência contou com a presença de ilustres convidados como oradores, casos do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, do administrador da Sanipower, Américo Campos, do diretor do Mais Semanário, Virgílio Tavares, dos Engenheiros da Proteu, Manuel Ferreira e André Ferreira e de Fernando Linhares, engenheiro poveiro convidado pela Sanipower.

Aires Pereira destacou a importância deste tipo de iniciativas para a Póvoa de Varzim, que são uma “oportunidade para se falar de um tema muito atual, como é o caso das energias renováveis e da eficiência energética.”

O autarca destacou a enchente no Diana-Bar para assistir à Conferência, facto que atribuiu a uma “sensibilidade crescente da população poveira para algo que nos interessa a todos.”

“Hoje, toda a gente procura uma alternativa energética, pelo que é muito importante darmos a conhecer aquilo que temos e quais as empresas de referência da nossa terra”, afirmou Aires Pereira, que enalteceu o trabalho de Américo Campos como “empresário de sucesso”, com uma forte capacidade de surpreender, abraçar desafios e estar atento à cidade da Póvoa de Varzim.

O administrador da Sanipower aproveitou a oportunidade dada pelo Mais Semanário para agradecer ao Presidente da Câmara Municipal pela “constante defesa dos interesses das empresas da cidade” e para apresentar o trabalho da sua empresa, que garante hoje em dia mais de 70 postos de trabalho no concelho.

Seguiram-se as intervenções de Fernando Linhares e dos engenheiros da Proteu, André Ferreira e Manuel Ferreira, que centraram as suas participações na forma mais eficiente de utilizar as energias renováveis, dando exemplos de equipamentos e soluções mais sustentáveis e rentáveis para todos.

Virgílio Tavares deu conta do objetivo do Mais Semanário de demonstrar, através destas iniciativas, o mundo empresarial existente na Póvoa de Varzim, dando “a conhecer as empresas da cidade aos poveiros e valorizá-las.”

No final da Conferência, foram descerrados dois equipamentos da marca Proteu, “marca firmada e reconhecida” da Sanipower, pelos administradores da mesma, Américo Campos, Rogério Teixeira e Mário Portela e pelo Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira.

No sábado, todos os equipamentos mencionados na Conferência estiveram em exposição, no Diana-Bar.