O Cine-Teatro Garrett foi palco, este sábado, para a X Cerimónia de Entronização da Confraria dos Sabores Poveiros. A sessão, presidida por Lucinda Amorim, Presidente da Confraria dos Sabores Poveiros e Vereadora da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, deu a conhecer os novos confrades.
Este ano, como Confrades Honorários foram entronizados o cantor lírico e apresentador de televisão Daniel Fernandes e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESHT) do Politécnico do Porto. Como confrades efetivos, juntam-se à Confraria sete novos elementos, que fizeram o juramento de compromisso de defesa e preservação dos pratos tradicionais da Póvoa de Varzim, a Pescada à Poveira e a Rabanada Poveira: Aldora Angélica Barbosa Ribeiro, Anabela Fonseca Fangueiro, Beatriz Mercedes Faria de Lima Pereira, Mário Linhares Silva, Paula Cristina Neves Carvalho S. de Mattos, Paulo Jorge Silva Veiga e Sérgio Miguel Maio Postiga.
No final desta cerimónia, na qual foi ainda apresentado o Hino da Confraria dos Sabores Poveiros pela Capela Marta, os confrades percorreram algumas ruas da cidade, num cortejo que terminou com a tradicional fotografia de grupo, em frente ao monumento a José de Azevedo.
Fundada em 2011, a Confraria dos Sabores Poveiros tem por objetivo central preservar e promover a gastronomia tradicional da Póvoa de Varzim, tendo a Pescada e a Rabanada à Poveira como os seus pontos de referência. A sua atuação visa promover o estudo, defesa e divulgação dos pratos tradicionais e promover medidas tendentes à fixação das características básicas e típicas das receitas, procurando encaixar de forma harmoniosa a evolução natural dos conceitos gastronómicos.