A iniciativa, promovida anualmente pelo Município da Póvoa de Varzim, atraiu poveiros e visitantes para uma tarde de degustação e animação, com os presentes a votarem na Padaria Panindependente para o Prémio do Público, entre as 17 iguarias a concurso.

Coube ao júri a árdua tarefa de selecionar os três primeiros prémios e, para além da distinção mais alta entregue ao Café Pérola do Mercado, destaque para a Pastelaria Bolos do Folheta, laureada com o 2.º prémio, e para o Restaurante Chelsea, que venceu o 3.º prémio. 

A Vereadora do Pelouro do Turismo da Câmara Municipal, Lucinda Amorim, procedeu à entrega dos prémios a todos os estabelecimentos poveiros distinguidos e sublinhou a importância da vertente social e solidária do concurso, que visa consolidar esta iguaria como parte central da história gastronómica da Póvoa de Varzim e promover a dinâmica comercial e turística do concelho.

Neste sentido, o sorteio entre as Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho ditou, este ano, que o Centro Social Monsenhor Pires Quesado irá receber a totalidade da verba arrecadada com as senhas de prova das rabanadas concorrentes.