O Museu Municipal vai realizar o workshop “Conservação Preventiva e Tratamento de Madeiras e Têxteis”.
A iniciativa é composta por duas sessões, dias 9 e 15 de junho, entre as 9h30 e as 12h30. O curso tem como objetivo incentivar a conservação preventiva dos objetos em madeira, nomeadamente objetos em talha dourada, esculturas, mobiliário e em tecido (paramentos, bandeiras processionais, etc.) através de métodos simples de manutenção e limpeza.
As responsáveis pelo curso vão ser Isabel Dias Costa e Deolinda Carneiro.
Isabel Maria Stadler Dias Costa, natural de Vila Nova de Famalicão, é licenciada em História, variante História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Em 1993 conclui o Bacharelato em Conservação e Restauro, na Escola Superior de Conservação e Restauro de Lisboa, exercendo esta atividade, como profissional liberal, nas áreas do mobiliário, talha, escultura e pintura sobre madeira.
De 1995 a 1998, desempenha as funções de Técnica de Conservação e Restauro, na área da talha, no Centro de Conservação e Restauro de Tibães, e em 1999 ingressa no quadro superior da Direção Regional do Porto do IPPAR. Atualmente exerce a sua atividade na Direção de Serviços dos Bens Culturais da Direção Regional de Cultura do Norte.
Deolinda Maria Veloso Carneiro, Diretora do Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim, é licenciada em História e na Variante de História de Arte (FLUP), Mestre em Estudos Locais e Regionais (FLUP) – Tese: “As Procissões na Póvoa de Varzim. Imaginário Religioso e Piedade Colectiva.” (2007), com frequência do Mestrado em História de Arte (FLUP). É Delegada da Equipa do Arciprestado da Póvoa de Varzim e Vila do Conde para o Inventário do Património Artístico da Igreja.
Atividade Profissional e técnica: conceção e montagem de Exposições; apresentação de conferências e participação em Ações de Formação alusivas à cultura, história e património museu e História da Póvoa de Varzim e região e História da Arte. Autora de diversas publicações alusivas ao Museu da Póvoa de Varzim, temas de Arte Sacra do Arciprestado de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, Ex-votos, Traje, Arqueologia, Recriação Histórica, etc.