No dia 11 de julho, às 21h45, terá lugar, na Igreja Matriz, o primeiro concerto do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, com o Coro e Orquestra Gulbenkian.
Michel Corboz, Maestro Titular do Coro Gulbenkian desde 1969, dirige a monumental Paixão Segundo São João (BWV 245), oratória estreada em 1724, na Igreja de S. Nicolau de Leipzig. Obra essencialmente dramática, tendo como tema a Paixão de Cristo tal como é narrada no Evangelho. Bach estrutura a Oratória em dois patamares: o Evangelista (Jesus), que narra a ação, e o das restantes personagens que falam em seu nome, e ainda a multidão e os sacerdotes.
Os bilhetes para este espetáculo já esgotaram.
Coro Gulbenkian
Fundado em 1964, e celebrando esta temporada o seu 50º Aniversário, o Coro Gulbenkian conta presentemente com uma formação sinfónica de cerca de cem cantores, atuando igualmente em grupos vocais mais reduzidos, conforme a natureza das obras a executar. Assim, o Coro Gulbenkian apresenta‑se tanto como grupo a cappella, interpretando a polifonia dos séculos XVI e XVII, como em colaboração com a Orquestra Gulbenkian ou outros agrupamentos, para a execução de obras coral‑sinfónicas do repertório clássico, romântico ou contemporâneo. Tem sido igualmente convidado para colaborar com muitas das mais prestigiadas orquestras mundiais.
Para além da sua apresentação regular na temporada Gulbenkian de Música, em Lisboa, e das digressões em Portugal, o Coro Gulbenkian tem actuado em numerosos países em todo o mundo e participado em importantes festivais internacionais.
A discografia do Coro Gulbenkian está representada nas editoras Philips, Archiv / Deutsche Grammophon, Erato, Cascavelle, Musifrance, FNAC‑Music e Aria‑Music, tendo ao longo dos anos registado um repertório diversificado, com particular incidência na música portuguesa dos séculos XVI a XX. Algumas destas gravações receberam prémios internacionais, tais como o Prémio Berlioz, da Academia Nacional Francesa do Disco Lírico, o «Grand Prix International du Disque», da Academia Charles Cros, e o «Orphée d’Or», entre outros.
Desde 1969, Michel Corboz é o Maestro Titular do Coro, sendo as funções de Maestro Adjunto e de Maestro Assistente desempenhadas por Jorge Matta e Paulo Lourenço respetivamente.
Orquestra Gulbenkian
Em 1962 a Fundação Calouste Gulbenkian decidiu estabelecer um agrupamento orquestral permanente. No início constituído apenas por doze elementos, foi originalmente designado por Orquestra de Câmara Gulbenkian. Na temporada 2012-2013, a Orquestra Gulbenkian (denominação adotada desde 1971) celebrou 50 anos de atividade, período ao longo do qual foi sendo progressivamente alargada, contando hoje com um efetivo de sessenta e seis instrumentistas que pode ser pontualmente expandido de acordo com as exigências dos programas executados. Esta constituição permite à Orquestra Gulbenkian a abordagem interpretativa de um amplo repertório, desde o Barroco até à música contemporânea. Obras pertencentes ao repertório corrente das grandes formações sinfónicas tradicionais, nomeadamente a produção orquestral de Haydn, Mozart, Beethoven, Schubert, Mendelssohn ou Schumann podem ser dadas pela Orquestra Gulbenkian em versões mais próximas dos efetivos orquestrais para que foram originalmente concebidas, no que respeita ao equilíbrio da respetiva arquitetura sonora interior.
Paul McCreesh é o atual Maestro Titular da Orquestra Gulbenkian, sendo Susanna Mälkki a Maestrina Convidada Principal e Joana Carneiro e Pedro Neves os Maestros Convidados. Claudio Scimone, titular entre 1979 e 1986, é Maestro Honorário, e Lawrence Foster, titular entre 2002 e 2013, foi nomeado Maestro Emérito.
Consulte o programa completo do 37º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim.
O preço dos bilhetes é de 3,00€ por espetáculo. A aquisição de bilhetes pode ser feita, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, na receção da Escola de Música. Poderá ainda obter informações através dos telefones 252 614 145 ou 966 250 645 e do email festivalmusica@cm-pvarzim.pt
Esta 37ª edição do FIMPV é organizada pela Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim e conta com os apoios estruturantes da Direcção-Geral das Artes (Secretaria de Estado da Cultura), da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e do Turismo de Portugal, I. P., bem como de patrocínios e serviços de diversas empresas, ao abrigo de Lei do Mecenato.