No jogo decisivo, realizado ontem à tarde, Portugal precisava de um triunfo perante a Itália para selar o apuramento. Se a tarefa prometia dificuldades, a realidade foi outra, com a vitória da turma das quinas a desenhar-se desde bem cedo. Fábio Cecílio e Pany Varela anotaram um golo cada um, cifrando o resultado em 2-0 ao intervalo. No segundo tempo, Ricardinho acabou com as dúvidas e bisou no encontro, antes de Sérgio Romano anotar o tento de honra dos transalpinos, no último remate da partida.

Com este triunfo, Portugal alcançou o primeiro lugar isolado do Grupo A da Ronda de Elite, com 7 pontos, à frente da Finlândia, 5 pontos, da Itália, 4 pontos e da última classificada, a Bielorrússia, que somou por derrotas todos os jogos disputados.

A vibrar com os quatro golos da seleção nacional, entre a multidão presente no Pavilhão Municipal, esteve o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira.

Com este apuramento, Portugal alcançou a sexta presença consecutiva no Campeonato do Mundo de futsal, depois das participações em 2000, 2004, 2008, 2012 e 2016.

O Mundial 2020 será disputado por 24 seleções (sete europeias), entre 12 de setembro e 4 de outubro, nas arenas de Kaunas, Vilnius e Klàipeda, na Lituânia.