Eram 18 as rabanadas a concurso, cada uma com os seus segredos, os seus sabores e formatos. Todas foram saboreadas pelos sete membros do júri que decidiram atribuir o Prémio Rabanada Tradicional a Maria Goretti Cabreira e o Prémio Criatividade a Rosa Sousa. Classificados ficaram ainda Maria Conceição Moreira e Cândida Fernandes, com o 2º e 3º Prémio Rabanada Tradicional, respectivamente, e José Sousa e José André, com o 2º e 3º Prémio Criatividade.

No entanto, e antes do anúncio dos vencedores e da entrega dos prémios, as portas do Posto de Turismo abriram-se para as cerca de centena e meia de pessoas que aguardavam pela sua vez para provar e admirar a apresentação de cada uma das rabanadas. As opiniões sobre qual a melhor rabanada naturalmente que se dividiram mas o que é certo é que no final não sobrou nenhuma para contar a história.

rabanada_criatividade07
Prémio Criatividade

Seguiu-se depois o momento do anúncio dos vencedores e da entrega dos prémios. Afonso Oliveira, Vereador do Pelouro do Desenvolvimento Socioeconómico, presidiu a esta cerimónia, não deixando de referir que “esta é a 10ª edição do concurso, pelo que é um ano de comemoração”. Num concurso onde o que se pretende é não só manter a tradição mas também contribuir “para a melhoria da qualidade da gastronomia poveira, neste caso, dos Sabores de Natal”, o autarca não poderia estar mais satisfeito com a participação das pessoas “que resolveram dar a sua dose de qualidade e criatividade”.

rabanada_tradicional07
Prémio Rabanada Tradicional

A marcar o 10º ano do concurso, foi entregue uma medalha comemorativa a todos os membros do júri e concorrentes. Estes últimos receberam ainda um diploma de participação e um outro doce muito natalício, o bolo-rei.

Com o apoio do Feira Nova, parceiro da autarquia nesta organização, foram distribuídos a todos os vencedores cabazes com produtos vários, um bolo-rei, um pequeno quadro comemorativo com motivos marítimos e ainda um saco com pequenas ofertas do Posto de Turismo. Entre o público foi ainda sorteado um bolo-rei e uma garrafa de Vinho do Porto.