Organizada pelo Museu Municipal da Póvoa de Varzim e pelo Grupo dos Amigos do Museu esta Caminhada contou com a presença da Vereadora do Pelouro do Desenvolvimento Local, Lucinda Delgado.

A promoção do Caminho de Santiago tem sido um dos objetivos da Câmara Municipal e o Museu Municipal tem sido um dos principais intervenientes neste fim.

Sobre o Caminho Português, tal como para todos os outros, não se pode falar com rigor de um único caminho. O Caminho Português da Costa, que liga o Porto a outros concelhos costeiros, com a alternativa de ligação à Galiza, ultrapassando o rio Minho em La Guardia (frente a Caminha), Goian (através de Vila Nova de Cerveira) ou mesmo Tui (por Valença do Minho) era, segundo alguns historiadores, um dos eixos mais importantes para alcançar a casa do apóstolo em Santiago de Compostela. Este caminho da orla marítima a partir do burgo portuense passando por Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença surgirá com a devida importância somente na época moderna, a partir do século XV, sendo utilizado pelas populações costeiras e pelos que desembarcavam nos portos marítimos.