Às 10h30, os participantes do Passeio Cicloturístico concentraram-se na Praça do Almada com as suas bicicletas, prontos para celebrarem o Dia da Liberdade no já tradicional passeio pela cidade, que vai granjeando mais adeptos a cada ano que passa. A recebê-los, estava o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, que fez questão de salientar a importância de lembrar o 25 de Abril com iniciativas como esta.

Seguiu-se um concerto da Banda Musical da Póvoa de Varzim, também na Praça do Almada, que foi acompanhado pelos poveiros com boa disposição e muita animação, sempre prontos para cantarem todas as músicas associadas com o Revolução dos Cravos.

O desporto também se associou às festividades, a partir das 13h30, com a realização do Torneio Aberto de Ténis de Mesa, uma de dez provas referentes à 26ª edição do Plano de Desenvolvimento do Ténis de Mesa, organizado pela autarquia poveira. Esta atividade, de participação individual e coletiva, tem como objetivo maior promover a prática do desporto por entre as coletividades do concelho, sendo o Dia da Liberdade ideal para promover a prática de tais valores.