De manhã, houve lugar a uma Eucaristia na Igreja de S. José de Ribamar, um momento de celebração da fé que contou, ainda, com a atuação do Coro Capela Marta acompanhado pelas vozes do Grupo de Cantares do Centro Ocupacional da Lapa e do Grupo Musical do Centro Ocupacional de Aver-o-Mar, sob orientação de Tiago Pereira.

De seguida, o Espaço Agros acolheu um almoço convívio que reuniu à mesa idosos da Associação dos Reformados Poveiros, do MAPADI, dos Centros Ocupacionais de Aver-O-Mar e da Lapa e das Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho da Póvoa de Varzim.

No seu discurso, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim lembrou o “trabalho inexcedível” de todas as instituições, dos seus auxiliares, técnicos e responsáveis e deixou uma palavra de “agradecimento muito especial” para quem, todos os dias, faz com que “os nossos idosos se sintam felizes e continuem a ter um projeto de vida, que os faça sentirem-se úteis, com alegria e com vontade de continuar a viver ativamente”.

Aires Pereira ressaltou que “as pessoas, para nós, importam e continuam a estar no filtro das preocupações do Município”, que tem apostado eficazmente “na criação de centros ocupacionais e novas formas de combater a solidão”, porque só faz sentido envelhecer “se o fizermos com qualidade de vida”.

A finalizar, o Presidente da Câmara lançou um desafio aos presentes, de “continuarem a trazer a vossa alegria aos nossos espaços, a utilizar os nossos equipamentos e a dinamizar as colaborações e projetos que vos pedimos para um envelhecimento saudável” e que permita que sejamos felizes, em comunidade, “em qualquer fase da nossa vida”.

O almoço contou com corte do bolo de celebração do Dia Internacional do Idoso e com animação da Tuna Afrodituna (Tuna Académica Feminina do Campus 2 do Politécnico do Porto sito na Póvoa de Varzim/Vila do Conde) e do artista poveiro Mário Flores.