Encontrando-se o Município da Póvoa de Varzim muito comprometido em contribuir para a implementação prática deste Plano, a Vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Andrea Silva, fez questão de marcar presença na reunião. Compareceram, também, a Vereadora da Câmara Municipal de Vila do Conde, Carla Peixoto, e a Diretora Executiva do ACeS Póvoa de Varzim/Vila do Conde.

A sessão, que decorreu no Centro Póvoa Empresas, visou definir as prioridades de intervenção e investigação do Plano Local de Saúde 2023-2030 e discutir os objetivos, estratégias e recursos para alcançar ganhos em saúde, considerando as prioridades de investigação escolhidas: influência dos fatores humanos, sociais e geográficos na saúde mental, alimentação saudável e sobrecarga do cuidador informal.

O Plano Local de Saúde, alinhado com o recém-publicado Plano Nacional de Saúde, é um documento estratégico no qual se identificam os principais problemas e necessidades de saúde de uma dada população, e se definem os objetivos, estratégias e metas a implementar tendo em vista a efetiva melhoria do estado de saúde e bem-estar das populações, e a redução das desigualdades em saúde.

Recorde-se que a autarquia encara a saúde pública como uma prioridade, tendo criado Balcões SNS 24 em todas as freguesias e sido o território escolhido pelo SNS para o lançamento nacional do projeto “Ligue antes, salve vidas”. Além disso, a Câmara Municipal tem investido na requalificação do Hospital com alocação de recursos financeiros e cedência de terreno; havendo, ainda, a previsão de investimento adicional de 700 mil euros nas Unidades de Saúde Familiar.