Assim sendo, e tendo em conta que o Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/ Vila do Conde é já uma realidade e o projecto para a construção de um novo hospital comum aos dois municípios começa a ganhar forma, o documento a ser divulgado no mês de Novembro é Registo da Provisão para a criação de um Hospital Provisório – 6 de Maio de 1822 – Registos Gerais 1820 a 1827.

O documento é provisório porque a Coroa sugeriu que se estabelecesse o dito hospital, a título precário, nas Casas da Câmara e não se avançasse com a construção de um hospital definitivo. Neste registo podemos apreciar novamente a inequívoca intenção e manifesta necessidade que esta terra sentia de construção de um hospital que atendesse às suas necessidades, e a consequente anuência a tal vontade por parte do Rei.

Esta partilha de conhecimento virtual tem subjacente a preocupação primordial de dar a conhecer ao público em geral algumas das preciosidades que o Arquivo Municipal conserva. O critério de escolha será sempre rigoroso e assente nos mais diversos temas e tipologias documentais, relacionado ou não com datas concretas ou acontecimentos passados, de modo a difundir os seus fundos documentais e torná-los veículos de cultura.

Cada mês, um documento no portal municipal e na sua caixa de correio electrónico.